quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Hora das compras :)

Digamos assim: "gastei mais do que esperava".
 As maquinas que comprei custaram em torno de 700 reais, tupia makita, plaina bosch, jogo de fresas.
Encontrei uma loja no shopping aonde conheci o luthier Matheus e ele me deu muitas dicas e trocamos umas idéias, adorei conversar com ele, ele me ensinou coisas que realmente valeram muito, e também me fez gastar muito... Mais de 300 reais.
Basicamente o que comprei foi:

                                                      Potênciometros de 250k

                                                   Tarraxas  les paul 3+3

                                                        Baixa cordas
                                      
                                                    Neck plate em diagonal

                                                  Chave les paul 3 way switch(3 posições)

                                                          Trastes

                         Parafusos para o braço, Jack e acabamento pra Jack estilo tele

                                                     Tensor de 9mm
             O tensor parece grande e grosso, mas na verdade é muito mais fino doque parece

Descobri que o baixo, não te reforma pois há peças que não existem mais no mercado e o custo iria se grande demais para a qualidade, então colocarei uma parte elétrica falsa, pintarei e colocarei na parede de enfeite.Bom, depois de minha cabeça armazenar tudo que aprendi hoje, está na hora de descansar, e amanhã começar a trabalhar para terminar essa guitarra. to louco para ouvir o seu som.



terça-feira, 27 de novembro de 2012

The bass

Hoje fui buscar o baixo na fábrica de móveis para reformar, e ele não está como eu achei que estava :(
Não tem nada nele, somente os trastes e o escudo para o tensor.
Ele é de uma marca chamada Jennifer, só que eu não estou encontrando captadores compatíveis, ele também é antigo, como a minha guitarra, e eu achei que havia uma possibilidade de a minha guitarra também ser Jennifer, e é, finalmente descobri a sua marca!!
Ai ele:





No braço tem um escudo para o tensor, eu abri e descobri um outro tensor, que é fácil de fazer, quando eu tiver feito eu lhe mostrarei um exemplo.
O corpo precisa de toda a parte elétrica, e o braço precisa das tarraxas e de uma retífica nos trastes.
Não achei captadores que são compatíveis com o baixo, se souber de algum que seja eu adoraria que deixasse um comentário sobre o qual é, e se tiver um link de um site para comprar, melhor ainda! Se tiver outras informações  sobre este baixo, por favor adicione meu msn para conversarmos: viniciusvizine@hotmail.com
Estou até pensando em deixar ele vintage, mas isso é pra depois, concentrando-se na guitarra novamente...

domingo, 25 de novembro de 2012

Finalização do braço da guitarra e acabamento.

O dia de hoje começou devagar, mas ao fim da tarde decidi não esperar as máquinas e começar logo o fim do braço Após a decisão comecei e algumas horas depois:
 
      1 hora depois ainda estava no início, e tendo que trabalhar com uma grosa pequena :(
Depois que 2 horas haviam se passado eu terminei, pelo menos o início eu terminei, mas na tentativa de usar a lima para arredondar mais rápido, o mogno começou a alisar, assim eu pense e guarda-lá para o acabamento e os resultados foram inesperadamente incríveis:

 Trabalhei com uma lima mais grossa para arrendondar e uma mais fina para o acabamento, e por mais incrível que pareça ficou parecendo que tinha sido lixado e ficou muito bom.
 Aproveitei essa técnica e usei para arredondar os cantos da ''mão'' do braço e tirar as imperfeições e funcionou muito bem:

E depois lixei tudo.
Os resultados com a lima foram impressionantes, seria a ultima coisa que eu pensaria em usar para esse trabalho, de agora em diante passei a gostar mais da lima!!



sábado, 24 de novembro de 2012

hora das compras...

Adorei o dia de hoje, foi incrível, comecei a parte de traz de braço da guitarra, passei a tinta anti-ferrugem no "tensor", e aproveitei a promoção do black friday para comprar um kit com 2 captadores humbuckers traditional HB hot ponte+traditional HB braço e também aproveitei e comprei uma ponte fixa estilo strato.
Captador que comprei: https://seguro.captadores.com.br/loja/produto-34302-1718-jogo_c_2_captadores_para_guitarra_traditional_hb_hot_ponte__traditional_hb_braco
Ponte que comprei:https://seguro.captadores.com.br/loja/produto-34302-1738-ponte_fixa_p_guitarra_6_cordas

                                       
                                              Arredondamento da parte traseira do braço

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

6passo-acabamento para a colocação das tarraxas.

Emfim o tempo do meu dia infelizmente acabou, mas tive tempo para pensar em algumas coisas a mais e fazer o assentamento da madeira para que possam entrar as tarraxas.



  Afinando o fim do braço para as tarraxas, coloquei uma madeira presa ao sargento 
para que não passasse do limite.

      Após ter começado com a grosa, percebi que era melhor com a plaina, pois como eu não tenho ainda a elétrica tive que usar a manual.

Dica:Quando usar este tipo de plaina, cuidado pois um erro pode dar problemas graves e danificar o instrumento. Eu acabei errando e lascou um pouco um dos lados, mas por sorte consegui arrumar.
 Pronto, agora e só fazer os furos e colocar a escala e o tensor que o braço estará pronto.

Depois de algumas horas de trabalho para alcançar novamente a ''quase perfeição'' eu entendio o significado de:''Sangue, suor e lágrimas''. 
Foram mais ou menos 3horas de trabalho, mas também passei escova de palha de aço no ferro que usarei de tensor para tirar a ferrugem, e passei o removedor de ferrugem para que ele nunca mais enferruje, ele ficará secando até amanhã e eu o pintarei para não haver nenhum problema com ferrugem.Furei toda a minha mão com a grosa e fiquei com 2 calos, é bom que todo esse trabalho compense..., e VAI!!!
Também aproveito para anunciar que hoje só usei a mascara e o óculos, não tive irritação no olho e minha dor de garganta e a dor de cabeça estão passando.



Algumas dicas.

Quando acordei no dia de hoje, percebi que estava com dor de cabeça, e com gripe. eu já estava com uma grande dor de garganta e dor de cabeça há alguns dias, mas hoje já descobri o culpado, foi o cheiro forte do mogno.Sempre que for cortar, lixar, trabalhar com algum tipo de madeira, use a máscara de proteção para marceneiros que protege a boca e o nariz do pó, é barato, melhor gastar centavos do que não poder trabalhar direito.Também aconselho usar o óculos de proteção, pois o pó no olho estava irritando meus olhos nos primeiros dias de trabalho, a partir de agora não trabalho sem a máscara e o óculos, se não usar terá alguns problemas de que não gostará, fica a dica, até mais.

                                                   Máscara e o óculos para marcenaria

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Alguns dias de folga, imprevistos e 5passo- o braço.

Depois de passar alguns dias sem poder trabalhar por falta de tempo, eu voltei fazendo o braço.
Apesar do meu angelim estar perfeito, não havia visto a rachadura na parte de traz da madeira, nunca use uma madeira com rachadura pois pode dar um grande distorção indesejada no som. Então o jeito foi optar por usar um outro pedaço de cedro que ainda estava guardado aqui em casa, mas quando cortei, eu percebi que a cor e o cheiro estavam diferentes e achei que era uma madeira chamada cedrilho, porém depois de trabalhar com ela, percebi que era MOGNO, uma madeira ótima e que é usada até para braços de Gibson les Paul.

Mogno:Madeira de alta densidade, com muito sustain, media estabilidade, timbre grave e encorpado, grande resistência mecânica, muito utilizada na fabricação de corpo e braço de guitarra e baixos, e fundo e faixa de violões.

Enfim...::::
                                                      Desenhando o braço no mogno
                        

                                             Cortando o braço com auxilio da serra tico-tico


                                                                      Braço cortado

                                      Cantos do braço alisados e prontos para ser trabalhados

Adorei ter que trocar a madeira pro mogno, agora minha guitarra com toda a parte elétrica que escolhi, irá ficar com um som bem característico de uma les paul, mas após feito o braço, percebi que tinha que ter feito a cavidade do tensor antes de cortar, bom mas já tenho futuros planos para consertar esse erro.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Alguns imprevistos e 4 passo- desenhar o braço

Bom, estava muito ancioso por hoje, mas ocorreram alguns imprevistos que comprometeram o trabalho do dia. Tivemos algumas dúvidas de como colocar o tensor no braço da guitarra, mas foram resolvidas quando levamos o corpo para diminuir o a grossura lá na fábrica de móveis, chegando lá o sr. Isaias, que apropósito ja fez uma guitarra, disse que o tensor com a barra rosqueável não era preciso, era só colocar uma barra de ferro para nao deixar o braço empenar. Aki na minha cidade é muito difícil de encontrar coisas como o tensor e precisariamos mandar fazer um.
Apesar de tudo isso o dia compensou, pois o meu pai achou um site onde ele provavelmente está pensando em compra as novas ferramentas para trabalhar na guitarra e que já eram precisas a muito tempo para nós: a tupia manual e a plaina manual.

Depois, chegamos em casa e com pouco tempo para trabalhar restante, eu apenas fiz uma cavidade na parte traseira do corpo, para que encaixe no meu corpo com mais facilidade na hora de tocar.


                                                 Cavidade na parte traseira do corpo

       Também aproveitei para desenhar o braço da guitarra no angelim para que amanha só precise cortar.


                                                  Preparando para desenhar o braço

OBS: Este angelim já havia sido usado como caxilho de porta, e a minha imbuia era um balcão.
Ps-Guarde as sobras de madeira, elas podem ser úteis mais tarde.
Não esqueça::::Reciclar é preciso.A madeira que sobra hoje vai fazer falta amanhã!!!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

3 passo- do molde à madeira

Depois da escoha das madeiras eu tive problemas com o cedro, pois estava em madeira bruta, nunca havia sido usada, tive que levar para uma fábrica de móveis para poder abri-lá e deixar da grossura que eu peciso, porém a serra nao dava a medida suficiente, então tive que cortar o meio da madeira, apesar de ela ser maior que eu, apenas no serrote, contei com a ajuda de meu pai para conseguir e após 40 minutos cansativos terminamos.Isso não afeta muito o trabalho, então mãos a obra:
                                                   Desenhando o molde na madeira

                                                   Recortando o corpo no cedro

                                Alinhando, arredondando e dando forma ao corpo com a grosa
                                   
                                       Fiquei impressionado por ver como o cedro é leve



                                            Corpo cortado e pronto para ser trabalhado
                              Se perceber também fiz uma cavidade na lateral para tocar melhor

Após feito tudo percebi que terei que levar o corpo para o sr. Isaias da fábrica de móveis novamente pois a expessura está 4.5cm eu queria no máximo 4cm, mas acho que vou deixar com 3.7, só resta esperar o dia de amanhã, estou muito ancioso :)

2 passo-escolha das madeiras

Andei dando uma pesquisada e descobri que as madeiras que possuo em minha casa são ideais para a construção de uma guitarra, e aproveitando a opurtunidade eu decidi usa-lás:



Corpo em Cedro-Rosa: Madeira de baixa densidade, de fácil manuseio, com bom sustain, muito estável, com timbre mais grave e aveludado é utilizada na construção de corpos e braços de guitarra e baixo, reforço interno de violão, alem fundo e faixa de violão ou tampo:

Braço em Angelim: Madeira dura, com um timbre bem grave, não muito leve porém evita empenação no braço da guitarra.


 Escala em Imbuia: Uma madeira extremamente boa, muito densa, leve, de fácil manuseio, boa para diferentes timbres e de ótima qualidade.



1 passo-molde


Faz algum tempo que eu fiz o meu primeiro molde que não deu certo, mas alguns dias depois eu fiz molde completamente pronto para passar para a madeira:


Molde de isopor pronto.




O início de um futuro...



Após algum tempo de pesquisas resolvi que poderia realmente fazer minha própria guitarra elétrica, e muitas pessoas me perguntavam se não era mais fácil comprar uma, e sim é mesmo mais fácil, porém eu não pensava em facilidade, ou em questão de dinheiro, eu pensava em poder tocar num instrumento feito com meu próprio esforço, e depois de ficar dias estudando eu fiz o molde de um modelo que um amigo havia desenhado para mim, com as minha especificações, após saber exatamente o que eu queria eu comecei a guitarra.